Trabalhos de Conclusão de Curso

ALMEIDA , Keilla Pereira da Rosa de. Memórias sobre experiências vividas na Praia da Água Boa: Narrativas de indígenas da aldeia Pau Brasil, do povo Tupinikim.

BARBOSA, Adriana Vitoriano. MEMORIAL

BARBOSA, Maria da Penha; RODRIGUES, Lorrani Coutinho. Educação infantil para crianças indígenas da aldeia Comboios: Proposta para uma sala temática cultural tupinakyîa.

BARBOSA, Simony Matheus; PASSOS, Joselda Coutinho. A territorialidade na aldeia indígena tupinikim de Comboios: Apropriação e uso do território na elaboração de sequências didáticas.

BENEDITO, Moniani Pereira Marques. Tanga, colar, lança, cocar e samburá: Práticas pedagógicas a partir dos artesanatos tupinikim nos cotidianos escolares do Centro Municipal de Educação Infantil Indígena Caeira Velha.

BERTORDO, Vanusa Alves Silveira; SILVEIRA, Raquel Alves. Memorial do produto educacional: A importância das plantas medicinais no território TUPINIKIM de Caieiras Velha.

CARLOS, Antonio. A consulta prévia livre e informada como instrumento pedagógico do povo tupinikim da terra indígena de Comboios.

CARVALHO, Aciara. Currículo na educação indígena: Do currículo djurua ao Arãdu Rape Nhãdewa’e no Espírito Santo.

CORDEIRO, Marilia Amancio Rocha. Currículo como narrativa ancestral: Reflexões sobre movimentos curriculares tupinikim.

COUTINHO, Angélica Carlos; FLORÊNCIO, Larissa Duarte. Memorial do produto educacional: A educação inclusiva na escola TUPINIKIM EMEFI Dorvelina Coutinho da aldeia de Comboios.

ELISIARIO, Aline Florencio Rodrigues. A cultura da mandioca na Aldeia de Comboios Mandio’tyba ta-pe Comboios seryba’e.

ELISIARIO, Edinalva Florencio Rodrigues; RODRIGUES, Luzia Florencio. Oficinas de arte como proposta curricular na interface da educação especial e inclusiva na escola tupinikim de Comboios.

GONÇALVES, Silvio Carvalho. Oo re ba'eapo Nhãdewa'e tekoa Porã Pygwa.

LEMOS, Cristina Oliveira Santos. Práticas pedagógicas nos cotidianos escolares da aldeia indígena Caieiras Velha: Narrativas indígenas Tupinikim.

LEMOS, Sabrina da Silva. A pesca do siri na Aldeia de Irajá IRAJÁ TA’PE SIRI ÎEPORAKABA.

LIMA, Andry Jeferson Pajehu de; SILVA ,Dandara Luyne Marques da. A Etnomatemática Tupinikim na confecção do Samburá.

MARQUES, Alzenira Felipe. Vivências e memórias da educação escolar indígena do povo tupinikim da aldeia de Caieiras Velha.

MARQUES, Gefferson Pereira. Educação escolar indígena: Reflexões do uso da linguagem imagética dos indígenas nos livros didáticos de história do ensino fundamental.

MATHEUS, Jeannie dos Santos. Tupinikim de Comboios: Interdições e hábitos alimentares tradicionais.

OLIVEIRA, Gislaine Nunes de. Indígenas mulheres TUPINIKIM: Territórios ancestrais.

PAJEHÚ, Alessandra Rodrigues Cardoso; SANTOS, Kelly Cristina Rodrigues Cardoso dos. O papel das mulheres indígenas como protagonista nas lutas e na comunidade indígena de Caieiras Velha.

PASSOS, Rones Coutinho. Explorando conceitos de ciências da natureza no rio Comboios a partir da perspectiva CTSA: Uma abordagem interdisciplinar na educação escolar indígena.

PÊGO, Ana Paula dos Santos Martins. Memorial do produto educacional: A contação da história TUPINIKIM sobre a serpente embaixo da igreja.

PEGO, Luanna de Souza; PEREIRA, Rosiane Neves. A história de uma guerreira Tupinikim: Helena Pereira Coutinho e sua trajetória de luta pela resistência e tradição do seu povo indígena.

PÊGO, Mayra Paula dos Santos; QUIEZZA, Jobiane da Silveira. Noite cultural tupinikim: Uma educação para além dos muros da escola.

PÊGO, Roberta dos Santos. Trajetória política das mulheres tupinikim.

PEREIRA, Josiane Pinto; SOUZA, Evelim Felipe de. Os impactos do uso das tecnologias da informação e comunicação nas relações identitárias e escolares: O caso da aldeia tupinikim Caieiras Velha.

PEREIRA, Rosa de Souza; PEREIRA, Evelany. Dois caminhos: Currículo e a formação de professoras tupinakyîa da aldeia Caieiras Velha.

ROSA, Janaína Pereira da. A língua tupi nos processos de ensino e aprendizagem no centro municipal de educação infantil indígena Caieiras Velha.

SANTOS, Angélica Monteiro Pêgo dos; SOUZA, Osvaldina Pêgo de. Samburá Literário: Uma produção curricular tradicional tupinikim na educação infantil de Caieiras Velha.

SEZINANDO, Suzana de Oliveira. Os saberes indígenas de Alexandre Sezinando com o povo tupinikim sobre as plantas medicinais na aldeia Caieiras Velha.

SOUZA, Leonardo Pereira de. A coletividade na existência e resistência do povo tupinikim.

SILVA, Maynõ Cunha da. Guata Porã: A formação da aldeia Kaagwy Porã no município de Aracruz-ES.

VIEIRA, Dilzeni Cruz Vicente. Oraliteratura tupinikim: Resistências, existências e ancestralidade.

 

 

 

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910