Homenagem ao Professor Vanildo Stieg

Professor Doutor VanildoStieg. (*1969 – Ϯ 2021).

“[...] vejo a mim mesmo com os olhos do mundo - estou possuído pelo outro" (M. Bakhtin).

Nada tão real – quanto essa premissa bakhtiniana – que pudesse caracterizar a docência do Prof. Dr. VanildoStieg na Educação Intercultural Indígena (Prolind –Ufes). Sua gravata borboleta, seus suspensórios, ditavam seu peculiar modo “ser-sendo-no-mundo-junto-ao-outro” e, para além da sua competência, intelectualidade e didática apurados, marcou o arãdu rapedos seus companheiros de trabalho e de seus estudantes indígenas. Apesar de toda tristeza, é impossível, assim que nos lembramos dele, impedir com que os cantos da boca se ergam em um sorriso sincero pela contagiante alegria que ele irradiava. O céu sempre estava limpo, o sol sempre brilhante, o dia sempre bom. Não porque de fato o estivessem, mas ele fazia questão de vê-los e narra-no-los assim.  Dessa maneira os transformava, nos transformava! Deixa-nos agora, porém bem cuidados e nutridos com sua desierarquizada promoção do saber, um misto, uma conjunção djuruas-tupinikin-guarani. De seus estimados estudantes se ouviu:

“para mim, de coração, estou arrasada. Foi um enorme prazer poder ter conhecido o professor Vanildo, uma pessoa amorosa, prazer por ele ter feito parte da minha trajetória acadêmica. Uma grande perda. Estou com meu coração partido” (Keilla)

“queDeus conforte o coração dos familiares, amigos e todos que foram contagiados, em algum momento, pela doçura e leveza do ProfessorVanildo. Que possamos perpetuar o seu legado.” (Leidiane)

“sem palavras... elas não existem para expressar a dor da perda. Nos resta apenas interceder pelos familiares e desejar que as boas lembranças prevaleçam neste momento difícil”  (Angélica)

“realmente não tem como esquecer a alegria que nos contagiou em cada momento de aula. Ficamos sem chão com uma notícia dessas.” (Luzia)

“[...] só nos restam lembranças dessa pessoa maravilhosa!” (Joselda)

“[...] não conheci pessoalmente o professor... mas vi, durante esse tempo que estou em contato com vocês, o carinho e o respeito que todo mundo tinha por ele e quanto transparecia a competência e a responsabilidade dele com o coletivo. Que a energia dele mantenha o melhor a ser seguido por todos nós.” (Rafael)

Um professor excelente, sem palavras para descrever uma pessoa tão incrível [...]” (Rones)

EIKO NHÃDERU ROKA RE, ĒBOWY'A NENHĒ'E KARAIDJU KWERY RENÕDE. (Acyara)

(Viva no Reino de Deus e alegre seu espírito e alma à frente dos seus pupilos)

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.